FAO

Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura
A parceria entre a APROSE e FAO consiste em promover a comercialização e o uso das variedades locais, potencialmente apropriadas às mudanças climáticas para a segurança alimentar nas províncias de Gaza, Tete, Manica, Sofala e Zambézia.
- A parceria visa também a realização das seguintes actividades como:
- Estudo sobre Distribuição gratuita de sementes e subsidiada no País e a disseminação do resultado do mesmo.
- O apoio financeiro para a realização de reuniões internas da associação.
A FAO tem uma Representação em Moçambique desde 1979. O Escritório está fortemente ligado à sede da Organização em Roma, Itália, bem como aos escritórios regionais e sub-regionais, respectivamente, em Acra, Gana e Harare, Zimbábue.
No âmbito do mandato e dos objectivos estratégicos da FAO e em conformidade com o Quadro de Assistência ao Desenvolvimento das Nações Unidas (UNDAF) para Moçambique, a Representação apoia o governo no seu programa para 2016-2020, em colaboração com a sociedade civil, o sector privado e instituições académicas, bem como com as outras agências da ONU e outros parceiros de cooperação em:
- Formulação e análise de políticas
- Desenvolvimento institucional e capacitação
- Apoio de cadeias de valor: produção, conservação e comércio
- Educação alimentar
- Divulgação de novas tecnologias
- Gestão de recursos naturais
- Desenvolvimento de estatísticas e sistemas de informação
- Compartilhamento de informações e defesa de direitos
Quadro de Programação do País (CPF) de 2016-2020
O Quadro de Programação por País (CPF) define as prioridades de médio prazo da FAO em apoio ao programa do Governo de Moçambique (GdM) para 2016-2020. O CPF responde aos objectivos estratégicos da FAO e enfatiza seu papel catalisador no desenvolvimento de capacidade sustentável para melhorar a segurança alimentar e nutricional a nível de país. Também abre o caminho para melhorar parcerias com instituições governamentais e outras partes interessadas, particularmente as agências da ONU.
Áreas prioritárias actuais do CPF:
- Melhorar cadeias de valor selecionadas para segurança alimentar e nutricional
- Contribuir para melhorar a produtividade e a produção em todos os sectores, com ênfase na agricultura, que abrange aspectos relacionados à pesquisa, produção pesqueira, agronegócio, segurança alimentar e produção agrícola.
- Garantir a gestão transparente e sustentável dos recursos naturais e do meio ambiente.
- Garantir a integração da agenda de economia azul-verde e crescimento verde nas prioridades nacionais de desenvolvimento, garantindo a conservação dos ecossistemas, a biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais.
- Aumentar a resiliência dos meios de subsistência às mudanças climáticas, ameaças e crises.
- Reduzir a vulnerabilidade das comunidades, a economia e as infra-estruturas aos riscos climáticos e desastres naturais e provocados pelo homem.
Para qualquer pergunta, envie uma mensagem para fao-mz@fao.org
Localização
Estamos localizados na:
Rua de Mukumbura 285,
Maputo – Moçambique.
Contactos
Para falar connosco, por favor ligue para +258 – 00258 – 490948 ou +258 – 00258 – 491431