SDC

Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação

A Agência Suíça para o Desenvolvimento e Cooperação (SDC) é a agência de cooperação internacional do Departamento Federal de Relações Exteriores (FDFA). A cooperação internacional suíça, visa contribuir para um mundo sem pobreza e paz e para o desenvolvimento sustentável. Promove a auto-suficiência econômica e a autonomia do estado, contribui para a melhoria das condições de produção, ajuda a resolver problemas ambientais e garante melhor acesso à educação e serviços básicos de saúde.

As competências e recursos combinados da Agência Suíça para Desenvolvimento e Cooperação (SDC) e da Secretaria de Estado para Assuntos Económicos (SECO) auxiliaram os parceiros nacionais na conquista de importantes realizações nas áreas de desenvolvimento económico, saúde, água e saneamento, governação e empoderamento da sociedade civil. Geograficamente, para além de actividades de alcance nacional, mantem-se o foco nas áreas rurais das três províncias do Norte do país: Niassa, Nampula e Cabo Delgado.

As três prioridades do portfólio da Suíça são:

  1. boa governação, contribuindo para um acesso e utilização equitativos, eficientes, transparentes e responsáveis dos recursos financeiros e naturais;
  2. melhoria das oportunidades de mercado e renda, especialmente para jovens e mulheres, e gestão económica para um crescimento inclusivo, de modo a que as pessoas beneficiem de forma equitativa de uma transformação económica sustentável; e
  3. melhores condições de saúde. O diálogo de políticas ao nível nacional e as intervenções descentralizadas contribuirão para um apoio reforçado à prestação de serviços nos distritos e municípios, com especial ênfase nas três províncias do Norte, onde a Suíça já se encontra activa.

No âmbito de desenvolvimento económico, através da abordagem de desenvolvimento de sistemas de mercado:

  • A SDC contribui para melhoria da situação do emprego e o desenvolvimento de competências, a produtividade e a competitividade na agricultura; incluindo o acesso à terra, aos serviços financeiros, melhoria dos insumos agrícolas e à irrigação.
  • A SDC foca-se nas intervenções de desenvolvimento de habilidades agrícolas, educação financeira e outras áreas relevantes. Dada a sua particular vulnerabilidade, as intervenções beneficiarão aos pequenos agricultores e mulheres no norte de Moçambique.
  • Será também visada a resiliência dos agricultores confrontados com condições climáticas adversas e alterações climáticas.

Neste contexto, estão sendo implementados três projectos na zona Norte de Mocambique, nomeadamente InovAgro, HortiSempre e Futuro Mcb.

Email

Para qualquer pergunta, envie uma mensagem para maputo@eda.admin.ch

Localização

Estamos localizados na: Av. Ahmed Sekou Touré no637, C.P. 13

Contactos

Para falar connosco, por favor ligue +25821360500