ASSEMBLEIA GERAL EXTRAÓRDINARIA
No dia 11 de Fevereiro de 2020 se realizou a Assembleia Geral Extraordinária da APROSE, com o objectivo de eleger o presidente da Zona Sul e o Presidente da agremiação.
Para a presidência da região sul, foram apresentadas duas candidaturas nomeadamente: a SECHIL, LDA representada pelo Sr. Hélder Chilengue e a ASSOCIAÇÃO MOÇAMBICANA DE BANCOS (AMB) representada pelo Sr. Marcelino Botão, tendo sido eleita a AMB para Presidente da Zona SUL.
Terminada a eleição do Presidente da Zona Sul, procedeu-se a eleição do Presidente da agremiação. Neste pleito concorreram dois candidatos nomeadamente a AMB e a ACOF, uma vez que o terceiro candidato JNB retirou a sua candidatura, neste processo também foi eleita a AMB para presidente da agremiação.
O novo Presidente alistou como prioridades:
- A sustentabilidade da APROSE, que é um dos maiores desafios desde o seu início;
- Intervir junto ao governo para influenciar políticas, leis, normas que podem fortalecer e alavancar o sector de sementes;
- Atrair novos membros, com foco nas regiões Norte e Centro, dado o desequilíbrio existente;
- Apresentar uma APROSE transparente para seus membros e parceiros;
Por sua vez o Presidente cessante mencionou áreas que na sua óptica deveriam fazer parte das prioridades da nova administração e destacou:
- A comercialização de semente falsa, instou a APROSE a continuar buscando soluções para tal por forma a reduzir o impacto que esse fenómeno tem no produtor e no desenvolvimento genuíno da semente;
- Continuar a apoiar a ANS no processo de triagem de sementes e propôs a reintrodução de rótulos,
- Interacção com a ANS no processo de treinamento e monitoramento dos inspectores do sector privado;
Posto isso deu-se por terminada o encontro, realçar que o novo corpo directivo já se encontra em exercício das suas respectivas funções.